22/08/2012
Realização profissional

Para jovens, negócio próprio é a solução para realização profissional

Mais da metade dos jovens brasileiros afirmaram que pretendem abrir sua própria empresa afim de atender suas próprias expectativas profissionais


SÃO PAULO - Para a maioria dos jovens brasileiros, ter um negócio próprio é a solução para trabalhar em uma empresa que atende suas próprias expectativas em relação ao ambiente de trabalho, realização profissional e retorno financeiro, revela a a 11ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos.

Cerca de 56% dos jovens profissionais afirmaram que em algum momento de sua carreira pretendem abrir um negócio. Para ter uma ideia, se a opção “abrir um negócio” estivesse entre as empresas dos sonhos ela estaria em 4º lugar, acima de empresas como Nestlé, Unilever, Natura e Ambev.

Segundo a pesquisa, “o jovem carrega, intrinsecamente, o desejo de surpreender, sair do lugar comum, romper padrões, fazer algo diferente e notável e, nesse sentido, ousar é o verdadeiro passaporte para deixar um registro no mundo”.

Motivos da escolha
De acordo com as 67 mil respostas obtidas em países da América Latina e Central, inclusive os resultados acima, o estudo alerta que sem desenvolvimento profissional não há como ter jovens fiéis a uma marca.

“Desenvolvimento profissional e conhecimento é o grande ponto de atenção dos jovens e se a empresa impedir ou não proporcionar desenvolvimento, eles vão buscar melhores oportunidades”, conta a sócia da Nextview People, Danilca Galdini.

Nos primeiros anos da pesquisa no Brasil, salários e benefícios apareciam entre os primeiros motivos de escolha dos jovens brasileiros, mas agora com a estabilidade da economia, fazer o que se gosta e sentir-se realizado passou também a ser prioridade. Realização profissional, boa imagem no mercado e desafios constantes também foram outros motivos mais assinalados pelos jovens brasileiros.

Empresas dos sonhos
O estudo também divulgou o ranking das empresas dos sonhos dos jovens profissionais com idades entre 17 e 26 anos. A estatal Perobras retomou o posto de empresa dos sonhos, lugar que já havia ocupado de 2005 a 2009. O Google, que foi a primeira colocada entre 2010 e 2011, aparece agora em segundo lugar. Em seguida, aparece a Vale, Itaú, Nestlé, Unilever, Odebrecht, Natura, Ambev e Rede Globo.

Fonte: InfoMoney


Clique para ampliar o mapa Entre em contato Envie sua solicitação
© 2012 Escritório Contábil Oliveira - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvimento Agência