|
17/08/2012
Faturamento das MPEs cresce 7,6%
Faturamento das micro e pequenas empresas cresceu 7,6% no semestre
Segundo o Sebrae-SP, o bom desempenho pode ser explicado pelo desempenho do mercado de trabalho e o rendimento dos brasileiros
SÃO PAULO - O faturamento real das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) paulistas cresceu 7,6% nos primeiros seis
meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o faturamento chegou a R$ 244,4 billhões. É o que revela um levantamento divulgado pelo Sebrae-SP nesta quinta-feira (16).
Ao analisar o mês de junho, o faturamento registrou expansão de 1,8%, frente ao mesmo mês de 2011. Frente a maio deste ano, a receita dos micro e pequenos negócios caiu 8,2%. A explicação é que, em maio, as MPEs costumam ser beneficiadas pelas vendas do Dia das Mães. Além disso, junho teve dois dias úteis a menos que maio.
“O mercado de trabalho vem tendo bom desempenho, com a ocupação e o rendimento dos brasileiros apresentando evolução positiva, o que tem favorecido as vendas das MPEs, particularmente nos setores de serviços e comércio, explica o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Setores
Ao analisar os setores, nota-se que a indústria foi a que mais cresceu, +2,8%, seguido por serviços (+2,1%) e comércio (+1,3%).
Por regiões, os resultados foram: região metropolitana de São Paulo (-4,5%), interior (+9%), Grande ABC (+1,9%) e município de São Paulo (-5,5%).
Expectativa
Em relação à expectativa dos proprietários de MPEs para os próximos seis meses, 54% deles esperam manutenção no faturamento da empresa e 53% aguardam que o nível de atividade econômica atual seja mantido.
Fonte: InfoMoney
|
|
|